O evento, que vai decorrer até ao dia 2 de Setembro, está a ser organizado pela Associação dos Escuteiros de Angola (AEA) e junta participantes de várias partes do país, entre crianças, jovens e adultos
Um total de 10 mil e 40 escuteiros estão acampados, desde ontem, na localidade do Bruvil, município do Amboím, província do Cuanza-Sul, para participarem no 5º acampamento nacional designado Otchilombo. O evento, que vai decorrer até ao dia 2 de Setembro, está a ser organizado pela Associação dos Escuteiros de Angola (AEA) e junta participantes de várias partes do país, entre crianças, jovens e adultos.
Em declarações ao jornal OPAIS, o presidente do Comité Nacional da AEA, Pedro Sapalalo, disse que estão asseguradas todas as condições para o êxito da actividade, desde as questões de segurança, logística e acomodação dos participantes. “Os preparativos começaram a ser criados há já algum tempo”, apontou.
Segundo ainda Pedro Sapalalo, tendo em conta a moldura humana que está a participar no evento, no quesito segurança foi montado, no local, um comando da Polícia Nacional, efectivos do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros e uma estrutura do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA). “Todas essas condições são para assegurar este quinto acampamento designado Otchilombo que vai contar com 10 mil e 40 escuteiros, entre os quais 3 mil e 500 adultos”, frisou.
Actividades paralelas
Segundo Pedro Sapalalo, durante o evento vão decorrer várias actividades, quer sejam físicas e intelectuais, bem como a realização de palestras, sobretudo, ligadas à biodiversidade, em função do tema do evento desta quinta edição que é “Planeta nosso dever e missão”. “O 5º Otchilombo terá du- as modalidades de actividades, sendo que uma será realizada nos arredores do Bruvil, nas periferias do campo. Já a outra vai acontecer fora da localidade”, destacou.
Ao todo, vão participar nas acções 729 lobitos, 816 juniores, 271 seniores e 2 mil e 486 caminheiros. Disse ainda que a Associação dos Escuteiros de Angola tem actualmente registados 536 agrupamentos. Destes, referiu, vão participar no Otchilombo mais de 250. Referiu, igualmente, que a agremiação tem mais de 60 mil membros, dos quais seis mil são adultos voluntários.