A Plataforma Dikota E-6.0 realizou ontem, Quarta-feira, em Cacuaco, Luanda, uma sessão de formação sobre “Saúde e BemEstar na terceira idade”
A sessão, ministrada dentro de um autocarro projectado para as aulas, visa sensibilizar a população maior de 60 anos sobre hábitos de vida saudáveis, visando a prevenção de doenças. A formação esteve focada na promoção da aprendizagem transversal ao longo da vida e da relação intergeracional.
A iniciativa, lançada pela primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, patrona da Fundação Ngana Zenza, pretende valorizar a experiência e o conhecimento dos idosos angolanos.
Na ocasião, a primeira-dama disse que o projecto está a percorrer alguns municípios da cidade de Luanda com o objectivo de levar aos mais velhos indicações para aumentar a qualidade de vida.
Acrescentou que serão inseridas sessões de caminhadas com uma equipa especializada, para acabar com o sedentarismo, de modo a activar a mente e o corpo porque “ vida é dinâmica”.
Por seu turno, o administrador de Cacuaco, Auxílio Jacob, disse que esta iniciativa vem demonstrar a importância que os mais velhos ocupam na sociedade.
“Temos de replicar esse projecto para os bairros, no sentido de fazer com que os mais velhos tenham um envelhecimento saudável e se sintam protegidos”, afirmou.
A Plataforma DIKOTA – E6.0 conta com cerca de 3 mil inscritos, com mais de 60 anos de idade, residentes no país ou na diáspora, interessados na valorização do seu saber e experiência.
Tem como foco a relação intergeracional, cultivando a solidariedade entre gerações e garantir a passagem de valores e experiências num contexto de aprendizagem mútua.