A nova rede de farmácias, designa- da Sociedade Geral do Medicamento (SGMED), que funcionará junto aos postos de abastecimento de combustíveis, para fazer face às dificuldades deste serviço nas zonas longínquas, foi lançado, recente- mente, em Luanda.
A primeira farmácia foi inaugurada, na última Sexta-feira, no posto de abastecimento da Total, em Camama, e prevê-se que sejam inauguradas um total de 10, numa primeira fase, de acordo com o director da SGMED, Victorino Baptista.
A referida sociedade, em parceria com a Total vai abrir as denominadas farmácias de proximidade, para atender populações em zonas longínquas, estrategicamente localizadas em pontos onde as populações apre- sentam maior carência de serviços de saúde.
Localizadas nas áreas comerciais de todos os postos de abastecimentos da Total, as referidas farmácias permitirão aos utentes obterem ajuda medicamentosa em zonas longínquas da província de Luanda.
Victorino Baptista afirmou que os clientes que acorrerem ao estabelecimento comercial poderão encontrar todo o tipo de fármacos que procuram, com qualidade e segurança recomendável. O orçamento geral do investimento da farmácia é de 60 milhões de kwanzas, desde a construção, equipamento e mobiliários, resultado de um esforço conjunto entre a SGMED – Sociedade Geral do Medicamento e a petrolífera Total, com apoio do Ministério da Saúde. Por seu turno, o director comercial da Total Energia Angola, Gonzague de Belaik, disse que para além do posto de abastecimento, a sua empresa almeja criar outros serviços no local.
Diariamente passam pela bomba mais de 2 mil e 500 clientes e este serviço será uma mais- valia, segundo aquele responsável, para todos eles. Entretanto, para além da placa de abastecimento de combustíveis, lavagem de carro, loja de conveniência, de lubrificante, venda de garrafas de gás, agora a farmácia, pretende-se ainda criar novos serviços, tais como manutenção das viaturas, inserção dos ATM, entre outros. Dentro de três meses irão abrir outra farmácia nos postos de abastecimento do Palanca, estrada de Catete. Lembrou que ao nível do país a Total já conta com 51 postos de abastecimentos, em 11 províncias, sendo seis localizados em Luanda.