Mais de 24 mil agregados familiares no município de Lucapa, na Lunda-Norte, poderão beneficiar do Programa de Transferência Sociais Monetária “Kwenda”, revelou, ontem, o director do Instituto de Desenvolvimento Local-FAS nesta província, João Nascimento
O gestor público sublinhou que o processo de cadastramento vai durar 45 dias e será assegurado por 40 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS). De acordo com o responsável, após o cadastramento, seguirá o processo de validação dos dados e posteriormente as transferências monetárias, através das quais cada família beneficiará de 66 mil kwanzas, equivalente a seis meses, a razão de 11 mil Kz/mês.
Por outro lado, informou, segundo a Angop, que até ao momento, 64 mil agregados familiares foram cadastrados nos municípios do Cuango, Caungula, Cambulo e Lóvua, 57 mil dos quais já beneficiaram das transferências sociais monetárias. O FAS disponibilizou mais de três mil milhões de kwanzas para pagar as 57 mil famílias vulneráveis nos quatro municípios. Fez saber que as famílias cadastradas nos municípios de Lubalo e Cuilo, aguardam apenas por pagamentos.
De iniciativa presidencial, o Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda” vai atender, faseadamente, um milhão e 608 mil famílias carentes dos 164 municípios do país, até 2023, contando para o efeito com um orçamento global de 420 milhões de dólares norte-americanos.
A par da componente de transferência social monetária, que consiste no pagamento de 11 mil Kz/mês durante um ano, o Kwenda prevê a inclusão produtiva, que tem a ver com a selecção, mapeamento e financiamento de iniciativas económicas, agrícolas e produtivas. O programa prevê também a municipalização da acção social, ligada à facilitação no acesso a serviços públicos e o cadastro social único, respeitante à identificação das famílias vulneráveis.