A quantidade de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade assistida pelo Kwenda na província do Moxico vai atingir a cifra dos mais de 40 mil, com o arranque, ontem, do processo de cadastramento de nove mil residentes no município da Cameia. O programa de Transferências Sociais Monetárias, em fase de implementação, já assistiu 32 mil 833 famílias em três, dos nove municípios da província do Moxico, nomeadamente Luau, Camanongue e Luchazes, que beneficiaram de valores monetários, revelou, ontem, o director provincial do Instituto de Desenvolvimento Local, Simão Paita.
O responsável afirmou, à Angop, que para o êxito do cadastramento, 30 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) desta municipalidade iniciaram a beneficiar de formação técnica, com vista à sensibilização das famílias. A formação, com cinco dias de duração, cinge-se no manuseamento e aplicação de um sistema electrónico de 99 ficheiros, que servirá para a base de dados da instituição, que definirá a selecção dos futuros beneficiários do Kwenda.
Nesta senda, a administradora municipal-adjunta da Cameia, Leia Dina Ferreira, ressaltou o impacto do programa, entendendo que mudará a vida económica e social das comunidades. O programa Kwenda, de iniciativa do Executivo angolano, visa criar políticas de apoio a 1.608.000 famílias mais vulneráveis e em situação de pobreza no país, com um valor monetário trimestral de 66 mil Kwanzas. Criado em 2020, o programa possui quatro componentes que são as Transferências Sociais Monetárias (TSM), Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Cadastro Social Único.
Está avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial (BM), sendo os outros 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional. É operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (ex – Fundo de Apoio Social – FAS), que em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. Cameia é um dos nove municípios que compõem a província do Moxico, situado a 102 quilómetros a leste da cidade do Luena. A região possui 38 mil 626 habitantes, na sua maioria pescadores, agricultores e comerciantes.