Três mil 722 famílias da comuna do Caitou, município da Bibala, província do Namibe, começaram, ontem, a receber os valores monetários, no âmbito do programa de Transferências Sociais Monetárias, denominado “Kwenda”
No acto, a administradora municipal da Bibala, Luzia Arcanjo, reafirmou a importância do programagizado pelo Executivo angolano, para o fortalecimento do sistema de protecção social das famílias, assim como na diminuição das desigualdades entre as pessoas. A administradora apelou aos beneficiários a tirarem melhor proveito dos valores recebidos, com vista a promover melhorias da qualidade de vida.
Já a directora provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), Nayole Araújo, salientou que as famílias do Caitou irão beneficiar de quatro prestações de 132 mil kwanzas, correspondes a 12 meses. Por ser um valor acima dos cem mil, a responsável pediu as famílias maior responsabilidade na sua gestão domiciliar, “pois devem comprar o necessário que poderão ajudar a melhorar as suas vidas, sobretudo na compra de produtos para pequenos negócios e daí tirar algum rendimento e assim aumentar a renda familiar”.
Na comuna do Caitou, os técnicos que trabalham no processo do Kwenda vão percorrer 30 localidades para efectuar as transferências aos beneficiários. O Kwenda é um programa que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no país, avaliado em 450 milhões norte-americano e financiado pelo Banco Mundial no valor de USD 320 milhões, dos quais 100 milhões provenientes do tesouro Nacional.