Para o efeito, uma equipa de técnicos do Fundo de Apoio Social (FAS) e do Instituto de Desenvolvimento Local já se encontram no referido município, adstrito à província do Cuando Cubango, para a operacionalização do programa Kwenda que vai dar algum acalento às famílias já catalogadas
Um universo de 4 mil e 500 famílias no município do Rivungo, província do Cuando Cubango, começam a beneficiar, a partir de hoje, do processo de transferências monetárias no âmbito da operacionalização do programa Kwenda, de iniciativa do Executivo. Para o efeito, uma equipa de técnicos do Fundo de Apoio Social (FAS) e do Instituto de Desenvolvimento Local já se encontram no referido município para a operacionalização do programa que vai acalentar as famílias já catalogadas.
Segundo o director provincial do FAS, no Cuando Cubango, Zeferino Cavalo, as 4 mil e 500 famílias pertencem às comunas de Neriquinha, Tchipungo, Luyana e se- de municipal. O responsável disse, igualmente, que, enquanto ocorrer o pro- cesso de transferência social monetária serão também idealizadas as acções que decorrerão em breve, tais como a entrega oficial do Centro de Acção Social Integrado (CASI), onde estarão disponíveis diversos serviços para os munícipes, sobretudo a viabilização de documentos pessoais, cédulas, bilhetes de identidade, intermediação de conflitos, entre outros.
Zeferino Cavalo deu ainda a conhecer que, além dos técnicos envolvidos na operacionalização do Kwenda, integram a caravana, que já está desde ontem no município do Rivungo, parte dos res- ponsáveis pelo processo de Inclusão Produtiva (IP). Estes, frisou, vão fazer o levantamento das potencialidades e as habilidades dos agregados familiares de modo a serem inseridos na componente produtiva.
Zeferino Cavalo disse que a inserção destas pessoas na cadeia produtiva tem como objectivo o fortalecimento e sustentabilidade dos valores que os beneficiários recebem no âmbito da implementação do Kwenda. “A ideia é prover o sustento dos beneficiários depois de serem potencializados”, frisou. Zeferino Cavalo esclareceu, igualmente, que apesar de ainda não ser definido o número de beneficiários da componente da Inclusão Produtiva, os chefes de agregados em idade activa poderão ser os potenciais candidatos. O processo de cadastramento destes chefes de família, referiu, teve início no mês de Janeiro do ano em curso.
Dificuldades de acesso Todavia, tal como noutras localidades do país, em que o maior obstáculo ao desenvolvimento do programa Kwenda tem sido as vias de acesso, no Cuando Cubango a situação não é diferente, conforme sublinhou o responsável local do FAS. Acrescentou que os constrangimentos são maiores em função da distância que separa um município do outro e as comunas. “Maior realce é que os acessos são extremamente difíceis e em algumas localidades é necessários desmatar florestas, o que contribui na vulnerabilidade da população e o não investimento nestas localidades”, lamentou.