Pelo menos 241 jovens do município de Benguela beneficiaram, durante o ano 2023, de vários kits profissionais para criar o seu próprio negócio, numa iniciativa da administração local, soube a ANGOP.
Com o suporte do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), os kits para o fomento do auto-emprego em áreas como corte e costura, pastelaria, cabeleireiro e agricultura têm ajudado a tirar os jovens do desemprego que os aflige.
Segundo a administradora municipal de Benguela, Paula Marisa, estes kits incluem produtos para o início imediato da actividade, por exemplo, na pastelaria, de maneira a fomentar o negócio do beneficiário e dar-lhe dignidade.
Falando no acto de entrega de mais 36 kits profissionais e 20 cestas básicas a famílias vulneráveis, no âmbito do programa do 4 de Abril, Dia da Paz em Angola, a responsável referiu que estes meios também ajudam a diversificar a economia e a tirar famílias da pobreza.
Com efeito, destacou que o programa dá primazia aos jovens formados em empreendedorismo e literacia financeira, pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), para o êxito do seu próprio negócio.
Para ter acesso ao programa, disse, os beneficiários escrevem para a Administração Municipal de Benguela solicitando uma ajuda e, depois de seleccionados, frequentam o curso de empreendedorismo, no quadro da parceria com o INAPEM.