Um cidadão que responde pelo nome de Dário Augusto Silvestre, de 32 anos de idade, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal, sob a acusação de falsificação de documentos, extorsão, corrupção e roubo. O acusado usava um passe falso do SIC e foi descoberto quando tentou fazer um empréstimo de três milhões e 500 mil kwanzas.
O jovem em causa foi detido em flagrante delito, pela Direcção Central de Combate ao Crime Organizado do SIC, me- diante uma denúncia. Dário Augusto Silvestre falsificou um passe do SIC e actuava como se de agente de autoridade se tratasse.
Constam dos factos, segundo o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, que o cidadão solicitou um empréstimo a um particular de 3.500.000 Kz, no mês de Julho, e no momento da recepção dos valores entregou como garantia do compromisso uma cópia falsa do passe de serviço do SIC.
Foi por meio deste documento que o SIC espoletou acções operacionais que culminaram com a detenção de Dário Augusto Silvestre em flagrante delito, na localidade do Morro Bento, município de Luanda.
O SIC apurou que o cidadão em causa, usando o mesmo passe, actuava como se de efectivo se tratasse, realizando detenções que culminavam com acções de extorsão e corrupção, fazendo disso o seu modo de vida, uma vez que nunca trabalhou em nenhuma instituição pública ou privada.
“Face à gravidade da conduta, aliado ao facto de o seu envolvimento em grupos organizados que se fazem passar por agentes de autoridade para realizar assaltos, violações, entre outros crimes, o cidadão ora de- tido será presente ao Ministério Público e na sequência ao juiz de garantias para ulteriores trâmites processuais”, disse.