Um cidadão, de 22 anos de idade, foi flagrado pelo coordenador do bairro Macedónia, no município de Cacuaco, a roubar o Posto de Transformação (PT) que abastecia energia à zona. O jovem deixou o bairro privado de energia e foi apanhado quando colocava o posto numa motorizada de três rodas para dar destino desconhecido
Os moradores do bairro Macedónia ficaram privados do fornecimento de energia eléctrica, facto que levou o coordenador do bairro a criar condições para reclamar junto do Piquete da ENDE. Antes de se dirigir ao gabinete da ENDE, o coordenador decidiu verificar o “PT” e constatou que havia sido desligado da rede, desmontado e estava a ser trans- portado numa motorizada de três rodas, pelo cidadão em causa.
Com a ajuda de cidadãos conduziram o acusado à esquadra mais próxima, onde se procedeu à recuperação do aparelho e a detenção do suspeito, de 22 anos de idade, no município de Cacuaco, pela presumível autoria do crime de furto de transformador de energia eléctrica. Este apontamento consta do balanço das últimas 72 horas, do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, apresentado, ontem, pelo porta-voz, Nestor Goubel. Este oficial superior disse ainda que, naquele período, foram apreendidas nove ar- mas de fogo, detidos 155 suspeitos de praticarem diversos crimes e recuperada uma viatura de marca Toyota, do modelo Land Cruiser Prado, de cor cinzenta.
No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, 459 cidadãos automobilistas foram sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para a falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel (102); por parar em locais proibidos (99) e por não uso do cinto de segurança (77).
Um total de 88 cidadãos automobilistas, com idades compreendidas entre 24 e 49 anos de idade, foi detido pela presumível autoria do crime de condução em estado de embriaguez “Quanto à sinistralidade rodoviária, registaram-se 27 acidentes de viação, cujas causas se prendem, essencialmente, com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em cinco mortos, 27 feridos e danos mate- riais avaliados em mais de 13 milhões de kwanzas”, disse.
O porta-voz, para finalizar, aproveitou a oportunidade para apelar aos cidadãos, sobretudo, encarregados de educação ou tutores de menores, a continuarem a conversar com os seus educandos, sobre as consequências da banalização sexual e manter-se vigilantes sobre os locais que estes frequentam, bem como as suas companhias.