Um jovem, de 21 anos, que em vida se chamou Alexandre Miranda, foi morto à queima- roupa, na noite de terça-feira, 25, em Benguela, por supostos marginais, quando estes tentavam roubar a sua motorizada. A Polícia Nacional garante ter já detido um dos meliantes implicados na morte
O jovem, que seguia viagem com a namorada, saía do município da Baía-Farta e, ao chegar à rotunda do Miramar, foi interpelado por três cidadãos que se faziam transportar também numa motorizada, por volta das 19 horas Segundo testemunhas, assim que deu pela presença dos meliantes, viu que um deles empunhava uma arma de fogo e acelerou o seu veículo motorizado.
Impotentes, face à velocidade do jovem, os meliantes resolveram fazer disparos, tendo um dos quais atingido mortalmente Alexandre Miranda, no quilómetro zero. Estando ele e a namorada estatelados no asfalto, os meliantes pegaram na moto e puseram-se em fuga. “Ainda assim, apesar do tiro, ele conseguiu imobilizar a moto um pouco e a moça com quem ele vinha teve algumas escoriações”, contou uma testemunha, que as- segura terem accionado a Polícia Nacional tão logo o facto ocorreu, embora os agentes tivessem si- do também despertados pelo disparo.
Entretanto, a Polícia Nacional já deteve um dos meliantes, um cidadão nacional de 22 anos de idade. Em declarações ao jornal OPAÍS, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe Ernesto Tchiwale, afirmou que os inspectores estão, agora, à procura de outros meliantes, que se encontram em fuga. “A Polícia Nacional recuperou a moto, que eles tinham levado, e também detivemos um deles. Tu- do está a ser feito para capturarmos os restantes”, explica ao jornal O PAÍS.
A jovem, que perdeu o namorado, está a receber assistência no Hospital Geral de Benguela. Na mesma noite, a Polícia Nacional desencadeou, depois do sucedido, diligências, e um dos meliantes foi neutralizado com um tiro, em um dos pés, na sequência da troca de tiros entre os agentes do Departamento do Ilícitos Penais. O marginal encontra-se sob cuidados médicos. Este é o segundo caso em Benguela em que um jovem é baleado à frente da sua namorada.
O primeiro aconteceu no Lobito, na semana passada. O cidadão estacionou a motorizada, deixou-a sob cuidados da namorada e distanciou-se para ir comprar algum bem, a poucos metros de distância. Quando regressou, ela estava a ser abordada por meliantes que, logo a seguir, pediram a chave da moto e efectuaram disparos, um dos quais mortal.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela