O cidadão António Luís Malanga foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal, em Malanje, por ter, supostamente, matado o jovem que em vida se chamou Domingos Alberto Luís, de 29 anos de idade, amigo do seu filho, após acesso de raiva pela perda do seu filho num afogamento
A informação da detenção do pai foi confirmada pelo porta-voz do SIC- Malanje, Augusto André, adiantando que o Serviço de Investigação Criminal no município de Luquembo, o deteve no dia 8 do corrente mês, na comuna de Capunda, bairro Buanga. O cidadão António Luís Malanga, pai, é acusado de ter matado, supostamente, Domingos Alberto Luís, de 29 anos de idade, amigo do seu filho.
Segundo as informações colhi- das pelo SIC, o crime ocorreu no princípio do mês, dia 2, quando o implicado se encontrava na margem do rio supracitado, diante de quem chegou o infeliz, a bordo de uma canoa, que comunicou a morte, por afogamento, de João Alberto Luís, seu filho. “Inconformado com a notícia, em companhia de cidadãos (profugos), amarrou os membros superiores e inferiores do mensageiro e, com um pau, golpearam-no. O cidadão não resistiu à tortura e acabou por sucumbir no local.
Os implicados sonegaram o cadáver no rio e meteram-se em fuga”, detalhou o porta-voz. O SIC-Luquembo, diante do sucedido, mobilizou os seus efectivos, bem como dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, e Pescadores locais para localizarem os cadáveres, acção que culminou no resgate do cadáver de Domingos Luís(amigo), mas as buscas prosseguem no rio no sentido de se resgatar o corpo do filho do acusado.
De salientar que o SIC-Malanje lamenta a morte dos jovens, condena a realização de justiça privada e apela à sociedade malanjina a abster-se desse tipo de práticas, deixando que as instituições afins dêem tratamento às situações do género.