Uma jovemde 18 anos de idade foi detida pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango, por ter abandonado um recém-nascido na via pública
Ajovem de 18 anos de idade, cuja identidade não nos foi revelada, deu a luz a um bebé do sexo masculino, no passado dia 9 de Setembro, e decidiu, por razões ainda a serem explicadas, livrar-se do recém-nascido, atirando-o para uma fossa de uma casa vizinha.
De acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na Huíla, Segunda Quitumba, o bebé foi salvo pelo proprietário da casa em que pertencia a fossa, depois de este ter sido surpreendido pelos choros durante a madrugada.
“O vizinho acordou por força do barulho da criança, seguiu os choros e foi dar de cara com um recém-nascido na sua fossa.
Com a ajuda de um ferro, conseguiu resgatar o bebé ainda com vida. Contactou imediatamente as autoridades policiais que accionaram a equipa médica do hospital Pediátrico do Lubango”, conta.
Foi assistido pela equipa médica do referido hospital, mas no dia 10 o bebé entrou em convulsão e acabou por falecer.
O Serviço de Investigação Criminal iniciou uma investigação que culminou com a detenção da jovem de 18 anos.
O SIC continua a trabalhar no sentido de se descobrir quais foram os reais motivos que levaram a jovem mãe a abandonar o próprio filho.
Por: João Katombela, na Huila