O jornalista e correspondente do Novo Jornal, na província de Benguela, João Marcos, encaixou cinco milhões de kwanzas, após vencer, na Terça-feira, a segunda edição do Prémio Catoca de Jornalismo, no Centro de Convenções de Talatona, na capital angolana.
João Marcos, que também levou para casa um certificado e troféu, venceu o Grande Prémio com a reportagem sobre a Orla Marítima no país, que retratou os meandros da pesca ilegal que vai se registando nos últimos dias.
De acordo com a organização, os vencedores das distintas categorias foram contemplados com 2 milhões e 500 mil kwanzas, igualmente um certificado e troféu. Aliás, o vencedor da categoria Jornalista do Leste ficou com três milhões.
Na categoria de Língua Nacional, venceu Boaventura João, da Televisão Pública de Angola (TPA). Na Reportagem, além de Pedro Narciso, do Jornal de Angola, foi, igualmente, distinguido Álvaro Victória, do Novo Jornal, ao passo que Fernanda Manuel, da TPA, como a Melhor Locutora. Na categoria Jornalista do Leste, o prémio foi entregue a Mauro Guilherme, correspondente da Rádio Eclésia, na Lunda-Norte.
Yola Semedo, Konde e Nikila de Sousa animaram os presentes com grandes sucessos.