O município de Pena- fiel, em Portugal, e de Benguela manifestaram o interesse de assinatura de um acordo de cooperação que visa a formação de quadros angolanos em diversas áreas, conforme um comunicado de imprensa a que OPAIS teve acesso.
Segundo o documento, as áreas de infraestruturas, saneamento básico, energia, águas e tecnologias de informação constam entre as que as duas circunscrições pretendem cooperar por intermédio da formação de quadros angolanos.
A intenção desta cooperação foi abordada pelo presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que recebeu, em audiência, a administradora municipal de Benguela, Paula Marisa Correia.
Depois do encontro, refere o documento, o presidente da Câmara de Penafiel convidou a administradora de Benguela a fazer parte do acto de assinatura do protocolo de colaboração internacional com o Instituto Piaget de Angola.
À margem do momento da assinatura do protocolo, a coordenadora de projectos sociais do Instituto Piaget de Angola, Ana Rodriguez, deu a conhecer que em Benguela a instituição tem um conjunto de projectos de intervenção comunitária, de desenvolvimento local, designadamente bibliotecas e projectos de apoio às comunidades.