Setenta e cinco inquiridores das províncias de Luanda, Cuando Cubango, Cunene, Cabinda e Namibe participam desde ontem, Segunda-feira, na capital do país, numa formação sobre técnicas de recolha, tratamento e análise estatística das potencialidades nos sectores da agricultura, pecuária e pescas.
A actividade a decorrer durante sete dias, no município de Viana, enquadra-se no Inquérito Contínuo da Agricultura, Pecuária e Pesca levado a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e os ministérios da Agricultura e Florestas, e das Pescas e Recursos Marinhos.
A capacitação tem como objectivo transmitir informações sobre os tipos e zonas de cultivo, superfícies disponíveis, meses de plantio, de colheita e número de agentes envolvidos.
Em declarações à imprensa, à margem do evento, a directora municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca, Joana Pedro, referiu que estas informações servirão de suporte para a definição de políticas e planeamento de uma gestão sustentável e rentável dos sectores da Agricultura, Pecuária e Pesca.
Segundo ela, trata-se de um refrescamento para os agentes de campo que trabalham na recolha, tratamento e análise estatística deste inquérito, em curso desde 2023 em todo o país, e que vai culminar com aulas práticas em empresas dos ramos da agricultura, pecuária e pescas sediadas no município de Viana.
A responsável pediu empenho e dedicação aos formandos, sublinhando que os conhecimentos a serem adquiridos são cruciais para definir as políticas que o país precisa para reduzir o índice de pobreza e rentabilizar os sectores em causa.
O Inquérito Contínuo da Agricultura, Pecuária e Pescas busca aferir o estado destes sectores e a sua acção na vida das pessoas, para ajudar o Governo a criar melhores condições de apoio a essas actividades.