O secretário-geral da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), André Eurico, reafirmou este sábado, na província do Cunene, o reforço do apoio à assistência social às famílias vulneráveis, oferecendo uma educação de qualidade e incentivar à produção agrícola.
Em declaração à ANGOP, no âmbito das celebrações da 143ª da implantação da IECA em Angola, o religioso disse que, para além da evangelização, a igreja está focada em acções sociais que concorrem para o bem-estar da população.
Nessa senda, afirmou que, através do departamento de projectos, a igreja está a apoiar os camponeses que se encontram ao longo do canal do Cafu, com a distribuição de inputs e sementes agrícolas, em parceria com Acção das Igrejas Conjuntas, Igreja Luterana e Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA).
Justificou ser fundamental a distribuição de insumos agrícolas para as comunidades, no sentido de terem oportunidade de trabalhar a terra e obterem o seu auto sustento.
A par da assistência aos camponeses, avançou, a igreja está assistir mais de mil famílias afectadas pela seca em diferentes localidades, mediante a distribuição de bens alimentares, com vista a minimizar as necessidades das populações.
Realçou que os projectos ligados às mudanças climáticas, mediante acções de formação, para ajudar as comunidades a adaptarem-se às alterações climáticas e serem resilientes, bem como promover uma economia familiar sustentável.
No âmbito da educação, referiu que a igreja dispõe de escolas em todos sínodos, de modo a facilitar o ingresso de crianças no sistema de ensino, em regime de comparticipação, cujos valores arrecadados servem para apoiar as comunidades.
O acto da celebração dos 143 anos da implantação da IECA em Angola, assinalados hoje (11 de Novembro) será marcado com a realização de um culto ecuménico de acção de graças, a decorrer neste domingo (12), com a participação de secretários das 18 províncias, das áreas missionárias, fiéis, entre outros convidados.