Os serviços de oftalmologia do Hospital Regional de Malanje iniciaram este mês, a realizar cirurgias aos pacientes com problemas graves de visão, com destaque para catarata ocular, glaucoma, estrabismo, entre outros. O médico oftalmologista, Rachid Yakubo, garantiu, ontem, que a unidade hospitalar dispõe de especialistas e equipamentos tecnológicos suficientes que permitem dar respostas ao diagnóstico e tratamento da visão.
O responsável realçou, segundo a Angop, que os serviços encontram-se abertos 24 horas ao dia, e diagnosticam todo o tipo de problemas de vista. Razão pela qual, apelou as pessoas que padecem dessas enfermidades, a procurar aqueles serviços para diagnóstico e tratamento. Sem avançar o número de cirurgias já realizadas, Rachid Yakubo apontou o contacto permanente com a luz do televisor, telefone e computador como sendo as principais causas dos problemas de visão nos últimos tempos.
Os serviços oculares contam com três especialistas em cirurgias, oftalmologia, optometria e uma enfermeira. As principais causas das doenças de vista são a falta de higiene, idade, esforço repetitivo, agressões aos olhos e problemas de saúde. Destaca-se como sintomas oculares a visão embaçada, tremor nos olhos, olhos lacrimejantes, dificuldades de se adaptar à luz e olhos avermelhados.