O Hospital Evangélico de Caluquembe na província da Huíla, vai aumentar as cirurgias realizadas diariamente com a entrada em funcionamento do novo Bloco Operatório.
João Katombela, na Huíla
A inauguração e entrada em funcionamento do novo Bloco Operatório do Hospital Evangélico de Caluquembe, totalmente apetrechado com equipamento de ponta, vai permitir a realização de 15 cirurgias entre pequenas e grandes, contra as 8 que se realizavam anteriormente.
O corte da fita inaugural coube a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, que reiterou a aposto do executivo no sector da saúde.
Durante o seu discurso, Sílvia Lutukuta, destacou ainda a importância da parceria entre a igreja e o Governo angolano no sector social, particularmente para a educação e saúde.
Por outro lado, a responsável do ministério da Saúde, exortou aos quadros que trabalham no Hospital Evangélico de Caluquembe a apostar na contínua formação, para que prestem um serviço aos utentes da referida unidade sanitária.
“Este Hospital ira reforçar o Serviço Nacional de Saúde na província e no nosso país, por isso, apelo aos profissionais de saúde que devem prestar serviço com dignidade e humanismo, na certeza de que nesta unidade poderão prestar um serviço de qualidade para as nossas populações” disse.
Por seu lado, o Presidente da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA) Pastor Diniz Marcolino Eurico, agradeceu a intervenção do Presidente da República na sua reabilitação e ampliação.
Diniz Marcolino Eurico, revelou que, ainda existe muito por se fazer, para com que o Hospital Evangélico preste serviços a um maior número de beneficiários.
“Vou fazer aqui um pedido à senhora ministra, para que faça chegar o mesmo ao Presidente da República. Queremos que arranquem as obras de execução da outra fase do projecto, para que neste hospital possa existir serviços pediátricos, maternidade, banco de urgências e outros” recomendou.