O Hospital Geral da Barra do Dande, na província do Bengo, necessita, diariamente, de 20 bolsas de sangue para dar resposta aos pacientes que afluem à unidade hospitalar.
Diariamente, 20 pacientes necessitam de transfusão de sangue e a falta de reservas tem deixado o hospital numa situação preocupante, informou, ontem, à ANGOP, o director interino da instituição, Manuel Domingos João.
Esclareceu que a rotura das reservasse deve ao aumento do número de pacientes que ultimamente aflui à unidade com necessidade de transfusão.
Apontou a cirurgia e a malária complicada como os casos mais frequentes no hospital.
Quando as necessidades são urgentes, disse, a instituição recorre ao banco de sangue provincial ou transfere o paciente para uma das unidades de Luanda.
Lembrou que a instituição recebe apenas uma a duas doações por ano, o que torna insuficiente para atender as necessidades.
Manuel João apelou às associações, organizações juvenis, igrejas, Forças Armadas, Polícia Nacional e familiares dentes para não abdicarem desta importante tarefa que é a de salvar vidas.
Com uma capacidade de armazenamento de 64 bolsas, os serviços de hemoterapia do hospital tinha, em 2022, 195 doadores familiares.
O hospital da Barra do Dande tem 140 camas para internamento, quatro blocos operatórios, banco de urgência, morgue, serviços de raio X, pediatria, medicina, odontologia, oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, dermatologia, ginecologia/ obstetrícia, entre outros.