Cinco mil e 820 habitantes da comuna do Mucupe, município de Ombadja, província do Cunene, deixaram de percorrer longas distâncias à procura de água, com a inauguração, essa Quarta-feira, de um sistema de captação e manga de vacinação nas localidades de Fimba-yaHolo e Kambunda.
Erguidas no quadro do Programa de Fortalecimento e Resiliência e de Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), as infra-estruturas para além de garantir acesso de água à população, vai permitir o abeberamento de 20 mil cabeças de gado.
Na ocasião, a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelungi, enalteceu a parceria do FRESAN na construção e reabilitação de infra-estruturas hidráulicas na região, que estão de forma paulatina a ultrapassar a carência de água nas comunidades rurais.
Disse que as acções do FRESAN tem impactado de forma positiva as aspirações da população, na qual a água e o saneamento rural, adaptação aos sistemas agrícolas, apoio nutricional e segurança alimentar fazem parte do programa do Executivo angolano.
Solicitou a comunidade beneficiária no sentido de cuidarem dos bens postos à disposição não permitindo acções de vandalização visando garantir a sua operacionalidade.
Com o valor global de 65 milhões de euros, o FRESAN é financiado pela União Europeia e co-gerido pelo Instituto Camões, visa reduzir a fome, pobreza e vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe.