O show, que homenageou a título póstumo, cantores como, Mamborrô, Zito Silva, João de Assunção, Manax, Samuel José, Betinho Show, Irina Bernardo, Lopes Cortes, Samuel Camucano, entre outros, contou com depoimentos da Mentora do Projecto musical infantil na Rádio Nacional de Angola, Luísa Fançony
A sala de espectáuculos do Cine Atlântico, em Luanda, foi o palco do show memorável, em homenagem aos ilustres cantores piôs, que marcaram os idos anos 80 e 90, nos domínios da música, da dança, do teatro e da literatura infantil.
O evento, promovido pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), no âmbito das celebrações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, assinalado recentemente, foi o primeiro dos vários, a serem realizados pela referida entidade.
A abertura do primeiro bloco do show, coube a Missinha que interpretou a canção “Sininho” e prosseguiu com Juzeca que no jeito peculiar convidou a plateia a viajar no tempo, interpretando um dos seus grandes sucessos, com o título, “Nasci Com Alguma Coisa Para Dizer”, terminando com um Medlay, que recordou Mamborrô, Zito Silva, João de Assunção e tantos outros que já não estão entre nós.
Ainda neste mesmo bloco, foram homenageados a título póstumo, com Diplomas de Mérito, os cantores, Mamborrô, Zito Silva, João de Assunção, Mananax, Samuel José, Betinho Show, Irina Bernardo, Lopes Cortêz e Samuel Camucano. José Machado “Mamborró”, representado neste Grande Show pela sua irmã mais velha, foi o primeiro a ser homenageado, seguindo-se os confrades que também já partiram para a eternidade.
O espectáculo, que juntou antigos cantores da época, escritores, coreógrafos, produtores musicais, familiares, governantes, entre outras individualidades, prosseguiu com o reconhecimento a consagradas figuras nas diferentes áreas da Cultura, das quais, o músico, Lucas de Brito “Maya Cool”, “Pi Piadora”, “Eduardo Paim”, Nila Borja, Filipe Zau, Alice Berenguel, Filipe Mukenga, entre outros.
Aos homenageados o Governo Provincial atribuiu o diploma de mérito pelos seus contributos em prol do desenvolvimento e valorização da arte infantil.
Neste show memorável, foram também ouvidos depoimento da mentora do projecto musical da Rádio Nacional de Angola, na época, Maria Luísa Fançony.
A radialista falou da sua experiência no domínio da música infantil na rádio e dos espectáculos realizados na época em torno da promoção do génio criativo da criança.
“A Radio Nacional, tinha alguns programas infantis e normalmente realizava shows regulares e foi uma actividade que se tornou frutífera”, disse Maria Luísa.
Recorde-se que o evento contou com a presença do Governador em exercício, Gilson Carmelino,e do vice-governador para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves.