O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, reafirmou ontem, Quarta-feira, a aposta do governo local na execução de projectos que visam empoderar as mulheres e incentivá-las a assumir lugares cimeiros no aparelho governativo.
Ao intervir no acto provincial alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, o responsável disse que a estratégia de empoderamento feminino vai abranger, igualmente, a inserção de mais mulheres nos projectos de concessão de micro-créditos financiados pelo Estado.
Com isso, sublinhou, pretendese fomentar a criação de pequenos, médios e grandes negócios, com vista o aumento do número de mulheres independentes financeiramente.
Outra aposta, segundo Domingos Eduardo, passa pela erradicação do analfabetismo no seio desta franja, sobretudo no meio rural, para reforçar o papel das mesmas de pilar da sociedade.
Por outro lado, encorajou-as a dominar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) como ferramenta para desenvolver os seus negócios.
Entretanto, apelou aos órgãos de defesa e segurança e outras instituições que intervêm na protecção da mulher, a agir energicamente contra actos de violência doméstica e outros crimes de que têm sido alvo.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Esperança da Cruz, defendeu a consolidação das políticas que visam a paridade entre homens e mulheres, de modo a se eliminar as desigualdades ainda patentes.
Frisou que a falta de formação de um número considerável de mulheres impede-as de competir no mercado de trabalho em condições de igualdade com os homens, situação que as remete para a economia informal.
O 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e é comemorado, actualmente, em mais de 100 países