O Governo da Província do Moxico reitera o compromisso de continuar a implementar acções estruturantes na região, com o intuito de garantir a comodidade e segurança à população.
Essa intenção foi reiterada, esse Sábado, pelo vice-governador do Moxico para o sector Técnico e Infra-estruturas, Wilson Augusto, durante o acto de consignação da obra de asfaltagem de três vias do bairro Mandembwe, arredores da cidade do Luena, com uma extensão de 1,39 quilómetro.
As referidas vias permitirão interligar a Estrada Nacional e a rua principal do Aeroporto do Luena, passando pelo estádio Munduduleno, para dinamizar a fluidez do trânsito na cidade capital da província, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.
A rodovia vai beneficiar de duas faixas de rodagem, com três metros e meio cada, passeios, postos de iluminação pública e sinalização, orçada em 788 milhões, 769 mil e 481 kwanzas, cuja empreitada poderá durar sete meses, a cargo da empresa Próspero e Divino, LDA.
“Sabemos que o bairro tem mais vias e mais problemas, mas com esta iniciativa vamos permitir (…) uma circulação segura nesta zona”, disse o dirigente, tendo apelado ao cumprimento de forma rigorosa do contrato.
A segunda fase de requalificação dos bairros periféricos do Luena, contempla os bairros Social da Juventude, Sinai Novo, Mandembue, Passa-Fome, Alto Campo e Kwenha, tratando-se de 12 quilómetros de estrada.
A primeira fase desse projecto, que teve início em 2022, abrangeu os bairros Tchifuchi, Santa Rosa, Popular, e parte do Sangondo, faltando o Hospital e N’zange, com a implementação de tapete asfáltico, iluminação pública e passeios.
Recentemente, o governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, anunciou a requalificação de de mais de 85 por cento dos bairros periféricos da urbe, no âmbito da implementação do Plano Director desta região.