O vice-governador do Moxico para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Wilson Augusto, denunciou que a população dos bairros Social da Juventude e da Mãe Preta está a promover construções anárquicas, passíveis de comprometer a execução da segunda fase do projecto de requalificação do Luena
Wilson Augusto reconhece que os bairros Social da Juventude, a Oeste do Luena, e da Mãe Preta, a Leste, carecem “urgentemente de medidas correctivas”, dadas as elevadas construções anárquicas que estão a comprometer os esforços do Governo na sua requalificação.
Precisou que muitas construções estão a obstruir as vias planificadas para asfaltagem e a drenagem de águas pluviais. E, no bairro Mãe Preta, por exemplo, conforme sua constatação feita no Sábado, os moradores estenderam os alpendres de casa nos passeios e nas condutas de energia e água, colocando em risco a segurança e o projecto de requalificação da cidade do Luena.
Após visitar o histórico bairro Mãe Preta, e o em ascensão Social da Juventude, Wilson Augusto seguiu para a Urbanização 4 de Fevereiro, 10 quilómetros mais a Leste do Luena, onde se inteirou dos preparativos da implementação dos futuros espaços comerciais, um projecto sob a égide da Administração Municipal do Moxico.
Recomendou a necessidade de maior fiscalização e envolvimento da comissão de moradores na protecção de reservas fundiárias e na identificação de espaços para a construção do futuro centro de saúde e outros serviços sociais, incluindo a esquadra da Polícia, espaços verdes e quadras desportivas.