O Governo Provincial da Lunda-Sul começou a executar o plano de criação de uma bacia de retenção para o escoamento das águas paradas em infra-estruturas sociais, com vista a minimizar o impacto das chuvas que se abatem com grande intensidade na região.
Trata-se de infra-estruturas localizadas na cidade de Saurimo, no bairro Txizainga, nomeadamente o Centro Materno Infantil, Escola 4 de Abril e a Maternidade da Lunda-Sul.
Em declarações, essa Quartafeira, à ANGOP, o director provincial do gabinete de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Félix Manassa, reconheceu que a falta de valas de drenagens na cidade de Saurimo têm contribuído para o registo de enchentes, quando ocorrem chuvas de grande ou média intensidade.
Disse que, neste momento, decorrem trabalhos de enchimento, terraplanagem e criação de um canal onde passará a água do exterior para a bacia provisória de retenção, de modo a reduzir a problemática das águas estagnadas.
Afirmou que após a conclusão das obras, em fase acelerada, vai minimizar as dificuldades que os cidadãos enfrentam através das águas paradas nestes locais, quando acorrem para usufruir dos serviços que são prestados naquelas infra-estruturas.
Apelou aos cidadãos a adoptar as medidas de prevenção, evitando a construção em cursos de água, e a não colocação de resíduos sólidos nas valas de drenagem, para se evitar constrangimentos.