A governadora da província do Bié, Celeste Elavoco Adolfo, prometeu, essa quarta-feira, a melhoria dos serviços básicos no município de Catabola, para a promoção do crescimento social e do bem-estar da população
A governante, que falava num encontro com a população de Catabola, no quadro da visita de trabalho efectuada ao município, definiu, entre as prioridades, a construção do novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável e a melhoria do sistema de distribuição de energia eléctrica.
Sem precisar números, Celeste Adolfo sinalizou a construção de mais escolas, para inserir mais crianças no sistema escolar, de hospitais nas comunas e embalas, assim como o assegurar mais apoios em inputs agrícolas aos camponeses associados.
A governadora indicou, igualmente, a melhoria do saneamento básico e a protecção do ambiente, com a plantação de árvores e outras acções que estimulam a conservação do ecossistema.
Situado a 150 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, com uma população estimada em mais de 169 mil habitantes, a Catabola, um dos nove municípios da província do Bié, não possui novo sistema de captação, tratamento e distribuição novo, pois o actual não responde o aumento da densidade populacional.
Tem um sistema de saúde composto por 19 unidades sanitárias, com 205 funcionários, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar. O sector da educação no município da Catabola controla mil e 305 professores, que labutam em 84 escolas. Estudaram no ano lectivo 2023/2024 mais de 60 mil alunos nos diversos subsistemas de ensino.
Durante a sua estada em Catabola, a governadora Celeste Adolfo entregou inputs agrícolas aos camponeses, motorizadas aos mototaxistas e chapas de zinco às famílias afectadas pelas chuvas.
Integrou a comitiva, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Edgar Hilário. Visitou, ainda, as obras da futura Administração local, o hospital da Chissamba, o edifício autárquico, a Missão Evangélica da Chissamba e o Centro Materno Infantil.