O Gabinete Municipal da Agricultura no Golungo Alto perspectiva, nesta campanha agrícola, a colheita de 80 mil toneladas de produtos diversos, mais 35 mil em relação ao período anterior
O responsável do sector, Pedro Feijó, que falava, na Terça-feira, na abertura da campanha agrícola, indicou que este aumento deve-se à aquisição de algumas máquinas de lavoura por camponeses que beneficiaram de crédito bancário e também prestam serviços a terceiros.
Em 2019, pontualizou, um agricultor no município beneficiou de um financiamento do Programa de Apoio ao Crédito, em 2022 e, foram contemplados dois no quadro do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC) e uma cooperativa beneficiou também de crédito do Banco de Desenvolvimento.
Estes financiamentos, que a fonte considerou ainda irrisórios, têm permitido a aquisição de alguns tractores. Pedro Feijó informou que se assiste também no município a recuperação de muitas fazendas agrícolas, palmares e cafezais, antes abandonados.
Na campanha agrícola passada, os cafeicultores colheram 120 toneladas de café e nesta há previsão de colheita de 150 toneladas. Notou que existe um grande interesse da população e das autoridades locais na aposta na agricultura para alavancar a economia e melhorar a qualidade de vida da população.
Fruto desta aposta na agricultura, indicou, a Administração Municipal, no quadro do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobresa, tem apoiado famílias camponesas com insumos e mecanização agrícola.
No entanto, considerou que a revitalização do sector depende de finaciamentos e investimentos na mecanização agrícola, que considerou um problema no município.
Na campanha agrícola 2022/2023, dos 6.710 hectares preparados 283 foram mecanizados e nesta época 2023/2024 a mecanização continua baixa, em oito mil hectares 500 foram preparados com o apoio de tractores.
Disse que esta situação tem impedido o desenvolvimento do sector na região, sublinhando que se um agricultor consegue preparar manualmente cinco hectares, com máquinas ele vai muito além, promovendo a agricultura comercial.
No município do Golungo Alto, a abertura da campanha agrícola foi marcada com a constituição de duas cooperativas agrícolas integrada por mulheres e a distribuição aos membros e outros camponeses de inputs e instrumentos de trabalho.