Um gangue de adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, está a “semear” terror no seio dos alunos e professores do Complexo Escolar Nº 16, no bairro do Kuawa, arredores da cidade do Lubango. Recentemente, os marginais atacaram a referida escola, munidos de armas brancas, e furtaram diversos bens
A última acção praticada por este grupo de marginais foi na Terça-feira (26), quando três jovens sitiaram a escola, tendo obrigado os alunos e professores a usarem as janelas para escapar das agressões com facas e garrafas. Esta informação foi avançada pelo administrador do bairro do Kuawa, Francisco Rodrigues Jaime, tendo acrescentado que a situação está a causar muitos problemas, como traumas nos alunos, que já não querem frequentar a escola, como medo de voltar a serem atacados pelos marginais.
“Os alunos estão traumatizados porque, para eles, qualquer movimento que se possa observar leva- lhes logo a pensar que se trata de um assalto dos marginais. A situação é preocupante, por isso defendemos que se reforce a presença da Polícia Nacional na nossa escola, porque existe uma esquadra móvel no Complexo Escolar, mas mesmo assim eles conseguem entrar sem qualquer dificuldade”, disse. Para além do reforço da presença policial, Francisco Rodrigues Jaime defende igualmente a construção de uma vedação para a referida escola, com vista a garantir uma maior segurança para os alunos e os professores deste estabelecimento de ensino. O professor Aldino Mande revelou que na esquadra móvel existem apenas dois agentes da Poli- cia Nacional, o que aumenta a vulnerabilidade.
“Estes casos não foram constatados durante o ano lectivo findo, mas já no arranque do presente ano lectivo a situação agudizou- se. Por isso, nós queremos falar com a comandante da 9ª Esquadra para que aumente mais dois efectivos”, recomendou.
Polícia diz que a situação está controlada
A Polícia Nacional afirma que a situação está controlada e, por isso, descarta a possibilidade de se aumentar o número de efectivos colocados na esquadra móvel que se encontra no Complexo Escolar Nº 16 do bairro do Kuawa. Augusta Kamati, comandante da 9ª Esquadra, disse que vários membros pertencentes a gangue que assaltou a escola já foram de- tidos e apresentados ao Ministério Público. A responsável policial informou que os marginais, que aterrorizam os alunos e professores do Complexo Escolar do bairro do Kuawa, são provenientes do bairro Nambambe, que é tido como um dos bairros mais perigosos da cidade do Lubango, capital da provincia da Huíla.
“Na Sexta-feira passada, apareceu um grupo de jovens empunhando objectos contundentes, entraram numa sala de aulas desta escola e, sob ameaças, roubaram telemóveis. Um grupo de oito elementos desta mesma gangue já se encontra detido, recuperamos o telemóvel e mais um aparelho de som pertencente a um dos alunos”, revelou. Por outro lado, a comandante Augusta Kamati minimizou a situação, dizendo que não existe uma onda de criminalidade como tal, porque, no seu entender, os marginais que acedem à escola podem ser amigos ou parentes dos alunos.
“Não há necessidade de se aumentar o número de efetivos na esquadra móvel da Escola do Kuawa, porque estes jovens são do bairro Nambambe e têm os seus amigos a estudarem nesta escola. Daí que temos estado a trabalhar com aqueles alunos que têm amigos nestas condições que vêm com frequência para a escola” garantiu.
POR: João Katombela, na Huíla