A rádio, implementada pela administração local está na fase experimental há duas semanas, na frequência 94.78 FM, a um diâmetro de 100 quilómetros e instalada na Direcção Municipal de Energia e Águas, pela proximidade das redes de telecomunicações.
Em declarações à ANGOP, ontem, Segunda-feira, o administrador municipal, Francisco Barros Leonardo, referiu tratar-se de uma rádio para a divulgação de vários aspectos, como a educação para a cidadania, bem como a disseminação das potencialidades económicas, turísticas, culturais e religiosas do município, com emissão em português e nas línguas locais.
“A população está ansiosa e nesta altura já temos mais de 500 ouvintes em menos de duas semanas de transmissão experimental. De princípio a mesma está a funcionar até às 23 horas, mas queremos que venha a funcionar as 24 horas do dia”, manifestou.
Entre os impactos, a fonte avançou que a administração vai cumprir com o direito à informação que a comunidade tem, vai ainda facilitar uma comunicação mais fluida, assim como maior socialização e o fortalecimento das relações entre a administração do Estado e a comunidade local.
Ressaltou que o projecto vai contar, em princípio, com três a quatro funcionários da própria administração, já formados, estando na forja a admissão de um profissional formado na área, no quadro do concurso público recentemente lançado.
Já a manutenção do local, segundo o administrador estará a cargo da Administração, com base em experiências de outras localidades.
“Para uma próxima fase estamos em contacto com a Rádio Nacional de Angola (RNA) para ver se a nossa seja oficializada e podermos facilitar o contacto, não só localmente, mas também ter correspondência, assim como estender o diâmetro.
Contaremos com o apoio de todos os órgãos de comunicação para fazer crescer a iniciativa”, reforçou. O Gambos, cuja sede comunal é a vila de Chiange, foi fundado no dia 17 de Agosto de 1952 e no ano em curso comemora 72 anos. Dista 150 quilómetros a Sul do Lubango e tem uma população estimada em 107 mil e 600 habitantes.