Dez projectos de impactos sociais para o desenvolvimento da acçã o social e melhoria da condição de vida da comunidade serão implementados, durante o ano de 2024, pela Fundação BAI, revelou ontem a administradora delegada da Fundação BAI, Tchissola Mosquito.
Em declarações à imprensa no final de ‘Um Café Formação Com Jornalistas’, explicou que os projectos, numa primeira fase, constarão dos quatro editais que serão lançados no próximo ano nas aéreas da educação, saúde, cultura e desporto e que visam agir como agente fomentador de cultura e desenvolver acçõ es de combate à exclusão e à pobreza.
De acordo com Tchissola Mosquito, após o lançamento dos editais, as organizações interessadas podem candidatar-se para apresentar os seus projectos, a fim de serem analisados, seleccionados e posteriormente financiados para impactarem a vida das populações.
Por outro lado, salientou que a Fundação já tem intervido em projectos integrados na província do Cunene, especialmente na aldeia de Tchivandi, onde construiu uma escola que alberga mais de 500 crianças e um posto de saúde que apoia mais de seis mil utentes.
Explicou que a Fundação BAI também tem estado a apoiar o projecto ‘Bairro Verde Força de Vontade’, no Zango III, em Luanda, onde 500 famílias, que viviam na antiga lixeira do Golfo II, foram realojadas e beneficiam da produção da fábrica de vassouras, feitas com material reciclado.
Já o coordenador de Acção Social da Fundação BAI, Carlos Vaguy, disse que a instituição bancária pretende realizar diversas actividades para celebrar o dia 14 de Novembro, data da criação da instituição, com diversas actividades, nomeadamente a feira da saúde, evento cultural e inauguração da biblioteca comunitária Kandeng.