Um Fórum sobre a participação da juventude na governação local e o seu impacto no desenvolvimento do capital humano, arranca hoje, Segunda-feira (1), na cidade de Malanje, visando a recolha de sugestões para a resolução da problemática que afecta essa franja social.
A decorrer até amanhã, Terçafeira (2), o evento enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027 e será promovido pela União Europeia através do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local (PASCAL) em colaboração com os Ministérios do Planeamento e da Juventude e Desportos.
De acordo com uma nota de imprensa chegada à ANGOP, a actividade servirá para a busca de um entendimento comum sobre o Plano de Desenvolvimento Nacional e o Plano Estratégico da Juventude, bem como estimular a participação e engajamento dos jovens na discussão e tomada de decisões sobre os dois documentos e nas políticas de desenvolvimento do capital humano e da vida pública a nível dos municípios.
Durante dois dias, serão abordados temas como o Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude, como os jovens podem se engajar no Plano de Desenvolvimento Nacional, entre outros.
O Fórum terá participação dos embaixadores dos Estados Membros da União Europeia, representantes dos Ministérios do Planeamento e da Juventude e Desportos, de diversas Embaixadas, de membros Governo Provincial de Malanje, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e de jovens dos municípios de Malanje, Mucari, Cacuso, Calandula e Kiwaba-Nzoji.