O secretário de Estado Para a Agricultura e Pecuária, João Manuel Bartolomeu da Cunha, recebeu, nessa Quarta-feira, a directora adjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Maria He- lena Semedo, que reafirmou o apoio no combate à fome.
No encontro, que decorreu no Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF), em Luanda, foram abordados vários temas, dentre os quais a agricultura familiar, segurança alimentar e a ciência e inovação no sector agrícola, áreas em que a FAO pretende continuar a cooperar com o Governo angolano, com foco no combate à fome e à pobreza. “Neste sector chave de Angola que é a agricultura, muita coisa está a ser feita no âmbito do combate à fome e à pobreza. Por isso, estamos satisfeitos e reafirmamos a determinação da FAO em apoiar, no que for necessário”, avançou a economista cabo-verdiana.
Maria Semedo vai participar, à convite de Angola, do 1º Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia, que decorrerá em Luanda, nos dias 25 e 26 de Maio de 2023, sob o lema “a inovação tecnológica como ferramenta para o alcance da segurança alimentar e combate à seca no continente africano”.
No referido encontro, João da Cunha fez uma incursão aos programas estruturantes do Governo, o PLANAGRÃO, o PLANAPECUÁRIA e o PLANAPESCA, que visam potenciar o empresariado nacional e internacional, com o objectivo de mitigar as dificuldades existentes. Fez ainda referência ao relatório da FAO que coloca Angola como o primeiro produtor de bananas em África, como um sinal da confirmação dos esforços para o desenvolvimento do sector que continuam a ser feitos pelo Governo angolano.