Cerca de cem mil pessoas do município de Namacunde, província do Cunene, poderão estar afectadas pela falta de alimentos, devido à situação da seca e fome, afirmou, esta segunda-feira, a administradora local, Cristiana Nameomunu.
Em declarações à imprensa, disse que independentemente da situação de cada família, há muitas que precisam de atenção especial em termo de apoios alimentares fases da situação da seca.
Fez saber que o município conta com 142 mil e 037 habitantes, sendo na sua maioria vulneráveis, que carecem de assistência social, realçando que actualmente estão a ser apoiados com base na partilha de bens entre famílias.
Independentemente da condição social de cada uma das famílias, fundamentou que a falta de chuvas, nos últimos anos, provocou uma crise alimentar e muitas delas precisam de uma assistência alimentar urgente.
Cristiana Nameomunu apontou a situação fronteiriça de Santa Clara, como uma das preocupações, devido ao aglomerado de pessoas residentes nesta localidade sem o mínimo de condições de habitabilidade.
Entretanto, referiu que os dados são do domínio do governo da província, que estão a trabalhar no sentido de encontrar meios viáveis para apoio às comunidades.
Com uma superfície de 10 mil 701 quilómetros quadrados, o município de Namacunde é dividido administrativamente por duas comunas e 10 povoações, conta com 142 mil 047 habitantes.