A insuficiência na distribuição de energia da rede pública, de abastecimento de água potável e a carência de vias de acesso asfaltadas são apontadas como os principais factores que têm condicionado o desenvolvimento do distrito da Vila Verde, no município de belas, em Luanda
segundo a administradora daquele distrito, Isabel Kudikeba, estas insuficiências têm criado muitos constrangimentos aos projectos de desenvolvimento do distrito, sobretudo a falta de uma via asfaltada, sendo que a principal via de acesso, que interliga vários bairros daquele distrito, continua a aguardar por tapete asfáltico há mais de 10 anos.
“O nosso distrito enfrenta várias dificuldades, mas a mais gritante até ao momento é a falta de vias de acesso. Depois vêm a energia e a água potável”, disse a governante durante uma visita da Miss Angola Universo, Ana Bárbara Coimbra, àquela localidade. A administradora adiantou que a administração local, juntamente com a municipal e o governo provincial, está a envidar esforços no sentido de ver as insuficiências ultrapassadas, mas sublinhou que a asfaltagem da principal via de acesso é uma obra que consta no programa do governo central, aguardando pela sua inserção no OGE (Orçamento Geral do Estado) e, consequentemente, a sua execução.
A mesma frisou que o distrito apresenta um forte potencial para o desenvolvimento, bastando que estejam ultrapassadas as dificuldades supracitadas, sublinhando que a comunidade tem se mostrado disponível a colaborar com a administração naquilo que são as acções de desenvolvimento comunitário.
Ainda assim, esforços têm sido empreendidos no sentido de minimizar os efeitos dos constrangimentos provocados pela ausência de vias asfaltadas. “Com estas questões resolvi- das, as comunidades, os munícipes irão voltar, poderão realizar as suas obras que se encontram para- das e assim gerar desenvolvimento, porque muitos só têm abandonado aqui os terrenos porque não há vias de acesso ”, justificou,