Duas crianças, de cinco e 11 anos, morreram nesta Quinta-feira, no bairro Caminina, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, em consequência da explosão de um engenho explosivo RPG-7, anunciou, ontem, o Comando Provincial da Polícia Nacional (PN)
A Polícia Nacional esclarece, no seu boletim de ocorrências, que o incidente envolveu menores que movimentaram o referido engenho explosivo para o interior de uma residência, com o intuito de brincarem com o mesmo, tendo detonado e causado a morte imediata dos petizes.
Dados da Agência Nacional de Acção Contra as Minas (ANAM), de 2022 até à presente data, a província do Moxico já registou seis mortes por explosão de engenhos explosivos, segundo a Angop.
A província do Moxico, com uma extensão de 223 mil 23 quilómetros quadrados, tem registo de 233 campos minados detectados em 2022 nos municípios do Moxico (sede provincial), Camanongue, Bundas, Alto Zambeze e Luchazes.
A nota da PN consta, igualmente, o assassinato de um ancião de 83 anos de idade, conhecido por Filipe Paulo, após acusação de prática de feiticismo, no município da Léua.