O cidadão que responde pelo nome de Júlio António, de 24 anos, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal em Malanje, juntamente com o seu comparsa, sob a acusação de ter matado o ex-patrão, um cidadão vietnamita, que mostrou resistência durante um assalto na sua residência
Os dois cidadãos angolanos, Júlio António, de 24 anos, e Francisco António, de 17 anos, agora detidos, munidos de armas brancas (facas, facão e martelo) engendraram o plano de assaltar o ex-patrão do primeiro, o cidadão de nacionalidade vietnamita que em vida se chamou Trên Yû, solteiro de 44 anos de idade.
Segundo o chefe de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC/Malanje, Augusto André, em declarações ao jornal OPAÍS, a vítima encontrava-se no interior da sua padaria, e foi surpreendida pelos implicados que o visitaram com a única intenção de o roubarem.
“Munidos com os objectos contundentes, anunciaram o assalto, o infeliz tentou defender-se, foram-lhe desferidos golpes com tais objectos, causando as- sim ferimentos graves na região da cabeça e do pescoço. O cidadão vietnamita teve morte imediata”, disse. Não obstante, os acusados subtraíram 1.621.160,00 Kz, e meteram-se em fuga.
O primeiro elemento, segundo o responsável do SIC, foi funcionário da vítima há três anos, até ser despedido, pelo que conhecia o local e os movimentos do ex-patrão. Por diligências efectuada dos efectivos do SIC/Malanje foi possível localizar e deter os implicados bem como proceder à recuperação dos valores subtraídos. Foram detidos ontem, 12.02.22, e estão a ser acusados do crime de homicídio qualificado em razão dos motivos, concorrido com roubo.