Os 73 escuteiros angolanos que se encontram na Coreia Sul, desde o dia 28 de Julho, a participar no 25° Jamboree Mundial de Escuteiros, foram realojados em SK Muui Training Center, na cidade de Incheon, a Oeste de Seul
De acordo com uma nota da equipa de Gestão do Contingente enviada, essa Quinta-feira, à ANGOP, devido ao risco do impacto do Tufão Khanun que atingirá a península coreana essa Quinta-feira, 10, o Governo Coreano, em coordenação com a Organização Mundial do Movimento Escutista, determinou a saída de campo dos mais de 40 mil escuteiros realojando-os em locais seguros, tais como centros de formação, dormitórios universitários e outros.
Com este tufão, espera-se por chuvas e ventos fortes. Por isso, todas as medidas de segurança, de acordo o protocolo de emergência do país, estão a ser observadas.
A nota esclarece que a Associação de Escuteiros de Angola tem mantido contacto permanente com a Embaixada Angolana na Coreia do Sul, na pessoa do Embaixador Edgar Martins, a quem tem informado a situação do contingente e os programas a cumprir.
Mantém, igualmente, conversa permanentemente com todos os encarregados de educação e demais familiares dos escuteiros presentes naquele país.
A Associação de Escuteiros de Angola está representada por um contingente de 73 associados, sendo 54 jovens dos 14 aos 17 anos e 19 adultos.
O contingente angolano tem previsto o seu regresso a Angola no dia 14 de Agosto. Jamboree Mundial é uma das várias oportunidades educativas de âmbito internacional que o escutismo proporciona aos jovens, sem quaisquer tipo de descriminação.
Este ano, o local do evento é a zona de SaeManGeum, província de Jeollabuk-do, e conta com uma participação de mais de 40 mil escuteiros de mais de 158 países.