Dez clubes de línguas nacionais e estrangeiras foram criados, recentemente, na província do Uíge, a fim de congregar os falantes de vários idiomas nestas agremiações, pelo Gabinete Provincial da Educação do Uíge
Pasi Mafuta Nova, directora do referido gabinete, explicou que a iniciativa visa criar espaços de interacção nas diferentes línguas nacionais e estrangeiras, permitindo a partilha de conhecimentos nos diferentes idiomas. Os clubes de línguas nacionais integram o Kikongo, Kimbundu e Umbundu, enquanto os de línguas estrangeiras fazem parte línguas Portuguesa, Inglesa e Francesa. Todos eles vão funcionar, numa primeira fase, nos Liceus, Colégios e Institutos médios do município sede da província do Uíge, segundo a Angop.
De acordo com a directora do Gabinete Provincial da Educação do Uíge, os clubes de línguas nacionais e estrangeiras visam, igualmente, reactivar o uso e o gosto das diferentes línguas pelos cidadãos da província. Reconheceu ser uma tarefa árdua, visando dar uma nova dinâmica no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, aconselhou os professores e gestores escolares a serem dinâmicos no processo de ensino de línguas, aplicando métodos adequados para facilitar a aprendizagem.
Por sua vez, o chefe de Departamento da Cultura, Património Histórico e Comunidades Tradicionais, Pedro Cenas Dissungua, destacou a importância das línguas nacionais e estrangeiras nas trocas comerciais, preservação dos hábitos e costumes dos povos, assim como na transmissão de conhecimentos científicos. O acto de abertura oficial dos clubes de línguas contou com a participação de professores, estudantes, gestores públicos, autoridades tradicionais e efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e outros convidados.