O Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR), que resulta de um acordo de cooperação intergovernamental entre Angola e França, no domínio da agricultura, especificamente na área de formação técnica e profissional agrícola, vai beneficiar 12 escolas técnicas agrárias no país
O Instituto Técnico Agrário do Tchivinguiro, construído em 1938, na província da Huíla, localizado há 45 quilómetros da cidade do Lubango, está entre as 12 escolas técnicas agrárias alistadas para beneficiar do projecto PAFAR.
Das 12 escolas técnicas médias agrárias, localizadas em 12 províncias, nomeadamente Uíge, Malanje, Cuanza Norte e Sul, Lunda Sul, Moxico, Huam- bo, Bié, Cuando Cubango, Huíla, Benguela e Namibe, 10 serão reabilitadas e o Instituto Agrário do Tchivinguiro será o que maior atenção receberá.
Segundo o director geral adjunto do Instituto Nacional de Formação de Quadro da Educação para o Ensino Técnico Profissional, Pedro Nunes, o principal foco é o Instituto Técnico Agrário do Tchivinguiro, porque vai absorver grande parte do projecto, uma vez que a instituição vai captar atenção do Ministério da Educação, da Agricultura e Florestas, assim como o gabinete do Presidente da República.
As 12 províncias foram dividi- da em três grupos, sendo a região norte, liderada pela província de Malanje; centro (Huambo) e sul (Huíla). Mais de 10 mil alunos, segundo Pedro Nunes, que também é coordenador do PAFAR, vão beneficiar do projecto, com maior atenção para as meninas que estão em menor número.