Os habitantes do Distrito Urbano da Baia, no município de Viana, beneficiaram, essa Terça-feira, de consultas médicas gratuitas, no quadro de uma feira promovida pela administração da Zona Económica Especial Luanda-Bengo.
A actividade realiza-se em alusão ao Dia da Cobertura Universal da Saúde, que ontem se assinalou, e teve como objectivo promover a consciencialização sobre a necessidade do acesso equitativo aos serviços de saúde de qualidade.
Além de consultas gratuitas de pediatria, vacinação e medição da tensão arterial, a feira serviu também para distribuição de medicamentos e equipamentos hospitalares à população.
Segundo a directora do Gabinete de Responsabilidade Social da ZEE Luanda-Bengo, Teresa Issenguele, com o acto pretende-se levar os cuidados primários de saúde aos moradores da Baia, propriamente na zona do mercado do 30.
A responsável acrescentou que a feira junta 15 entidades, entre clínicas, postos médicos, farmácias, fornecedores de medicamentos e equipamento hospitalar.
Por seu lado, o administrador do Distrito da Baia, Bunga Filipe, disse que a iniciativa é louvável porque desafoga a enchente na única unidade hospitalar da localidade.
Segundo ele, os cerca de 75 mil habitantes da Baia carecem de medidas como estas, para melhorar as suas condições de vida, pelo que esperam por outras actividades semelhantes.
A feira conta com apoios do Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP), Instituto Médio de Saúde do Zango 8000 e Universidade Jean Piaget.
A Direcção Municipal de Saúde de Viana, Colégio Maria Augusta, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Comissão de Moradores do Bairro Baia, INEMA e a Associação de Jovens da Saúde para ajuda nas Comunidades são outras parceiras da actividade.