Os eucaliptos foram plantados numa área total de cinco hectares, junto do centro de tratamento e distribuição de água, enquanto as 200 plantas de acácias nas artérias da sede municipal do Cunhinga.
A iniciativa foi do grupo parlamentar local, com base a uma orientação da Assembleia Nacional, no quadro das suas responsabilidades sociais.
Em declarações à imprensa, o coordenador do grupo parlamentar no Bié, Anastácio Severino Sambowe, afirmou que a Assembleia Nacional orientou aos grupos de deputados das 18 províncias a participarem nas campanhas de plantação de árvores, por reconhecer a importância das árvores na vida dos seres humanos.
O parlamentar lembrou a necessidade de “cada cidadão plantar pelo menos uma árvore, para preservar a natureza.
Encorajou a administração municipal do Cunhinga a continuar com a plantação de árvores e outros projectos que visam o envolvimento da sociedade no combate à desertificação.
A administradora municipal do Cunhinga, Georgina Tchiocana Lumati, disse que a plantação de árvores, além de embelezar a cidade, vai contribuir no combate de ravinas, proteger as habitações dos fortes ventos e outros fenómenos da natureza.
Apelou aos munícipes a se sentirem responsáveis quanto aos cuidados da natureza, que, a par do oxigénio, oferece outros bens indispensáveis para o bem-estar das pessoas e animais.
Prestigiaram o evento o comandante da quarta Divisão das Forças Armadas Angolanas (FAA) no Bié, brigadeiro Manuel Evaristo Prego, os deputados Emília da Conceição Pandjimba (MPLA) e Rodrigues Tandala (UNITA), membros da administração municipal e convidados.
Em 1971, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) criou o Dia Mundial das Florestas com o objectivo de conscientizar a respeito da importância dos ecossistemas florestais. A data escolhida foi 21 de Março, que marca o primeiro dia da primavera nos países do hemisfério norte.
Posteriormente, em 2012, foi aprovada, na Assembleia Geral das Nações Unidas, uma resolução que instituiu o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas.