O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cuando Cubango deteve, nos últimos 15 dias, em Menongue, sede capital da província, 12 cidadãos nacionais supostamente envolvidos na morte de 12 moto-taxistas.
Em declarações hoje, sábado, à imprensa, o porta-voz do comando da Polícia Nacional (PN) no Cuando Cubango, superintendente-chefe, Augusto Tomás, informou que os suspeitos simulavam prestar serviço de moto-táxi e depois praticavam crimes de furto, roubo e homicídios qualificados contra utentes de motos nos arredores da cidade de Menongue.
Segundo o porta-voz, a detenção dos suspeitos é fruto da “Operação Kupapata”, realizada de 3 a 14 do mês em curso, que visou a apreensão das motorizadas descaracterizadas que circulam na cidade de Menongue, bem como prevenir e combater o roubo e furto dos meios, através de acções de fiscalização.
Augusto Tomás, que fazia o balanço da operação, informou que durante o período em referência foram apreendidas 487 motorizadas descaracterizadas.
O porta-voz exortou os utentes destes serviços a absterem-se de aceitar supostas ofertas aliciantes em condições duvidosas, devendo denunciar todos actos criminosos às autoridades policiais mais próximas, no sentido de evitar situações do género, que tentem, nos últimos dias, a aumentar em Menongue,
Aos automobilistas, Augusto Tomás aconselhou para a observância do Código de Estrada, deixando claro que a corporação não tolerará, doravante, automobilistas que circulem à margem da Lei.