Detidos e apresentados, ontem, quarta-feira, pelo SIC-Luanda, os dois indivíduos que estão a ser acusados do crime de homicídio qualificado em que foi vítima o tenente das FAA, Juvenal Bumba, de 46 anos. Segundo o porta-voz em exercício do SIC-Luanda, Emanuel Capita, a vítima foi surpreendida pelos marginais na sua residência, localizada no bairro da Sapú, no distrito urbano do Kikuxi, onde perpetraram um assalto.
Apesar de terem levado bens diversos, não satisfeitos efectuaram um disparo de arma de fogo na região do abdómen, que ceifou a vida do tenente. Capita esclareceu que estes dois jovens fazem parte de um grosso de vinte marginais considerados altamente perigosos, com idades compreendidas entre 18 e 36 anos, detidos nas últimas diligências feitas pelo SIC, implicados nos crimes de associação criminosa, homicídios qualificados, roubos qualificados e agressão sexual.
Assim sendo, consideram terem tido resultados positivos, também fruto de um trabalho conjunto, no âmbito do combate à criminalidade, entre as direcções municipais de ilícitos penais de Luanda, Talatona, Viana e Cacuaco, respectivamente. “Também encontra-se atrás das grades um dos indivíduos, de 36 anos de idade, e três dos seus comparsas, que eram considerados uma grande ameaça nos bairros da Camama, Fubu e Simione, por serem os responsáveis de vários assaltos em residências nestes lugares, com fortes actuações armadas e lesando várias famílias”, sustenta.
Motos roubadas comercializadas no mercado do km 30
Por outro lado, Emanuel Capita manifestou ainda que neste grupo de detidos constam dois cidadãos nacionais provenientes da província de Benguela, com outros dois implicados, que faziam parte de associações criminosas que afligiam os cidadãos mototaxista, a nível da cidade capital, munidos de arma de fogo.
Os mesmos perseguiam os mototaxistas, preferivelmente no período nocturno, nos bairros Chinguar, Química, Patriota, Honga, Dangereux, Mbondo Chapé e Calemba 2 e, com fortes ameaças de morte, os rendiam e subtraíam as motorizadas. Os veículos roubados depois eram comercializados no mercado do Km 30, ao preço de 380 mil kwanzas. “Os outros casos apresentados retratam um homicídio qualificado, em Viana, em que foi vítima um soldado das FAA.
Teve ainda um roubo qualificado no município de Luanda e agressão sexual em Cacuaco a uma menor de 10 anos de idade”, disse. Fez saber que os familiares das vítimas e lesados fizeram-se ao lo- cal e clamaram por justiça à vida perdida dos seus familiares e moral invadida dos lesados. Do trabalho realizado apreenderam ainda seis armas de fogo, quatro motorizadas e diversos acessórios de motorizadas, uma coluna de marca Aratic, oito telemóveis, uma TV Plasma, um computador portátil, duas facas, um facão e três botijas de gás butano.