Dois jovens, de 25 e 26 anos de, foram detidos, em Luanda, pelo Serviço de Investigação Criminal, acusados dos crimes de usurpação de funções e falsificação de documentos, uma vez que se apresentavam como inspectores do Ministério da Economia.
Estes jovens foram detidos no dia 18 do corrente mês, no Benfica, Bairro Dona Xepa, quando entraram no estabelecimento comercial denominado “João Ginga, Lda, identificando-se como inspectores ligados ao Ministério da Economia, trajando coletes com o timbre do Governo de Angola e a insígnia da República, bem como escrito “Inspectores”.
Os cidadãos apresentavam ainda passes falsos da direcção provincial de inspecção económica, com nomes fictícios. Já no interior do estabelecimento comercial, e após se identificarem, exigiram somas de valores avultadas, alegando terem encontrado inúmeras irregularidades, e, por falta de valores, o lesado, cidadão de nacionalidade serra-leonesa, procedeu apenas à entrega de 90.000,00 kz.
Foi ainda detido, num outro caso, um cidadão de 26 anos, por envolvimento nos mesmos crimes e na extorsão de 63.000,00 kz, no interior de um estabelecimento comercial. Este usava colete da fiscalização do município do Talatona.