Com o objectivo de enquadramento nos quadros das forças Arma- das Angolanas e dos Comandos, três cidadãos foram detidos por falsa identidade e burla por defraudação, na província de Malanje, pelo Serviço de Investigação Criminal naquela província.
O Serviço de Investigação Criminal em Malanje, por intermédio do seu Departamento municipal Sede, procedeu, no bairro da Quizanga, à detenção dos cidadãos nacionais Joaquim Mutunda, de 55 anos de idade, que se apresentava como coronel das FAA; João Moisés, de 45 anos de idade, que se apresentava como tenente-coronel e Paulo Valentim André, que se apresentava como Sargento, implicados no crime de burla.
De acordo com o porta- voz do SIC/Malanje, Inspector-Chefe, Augusto André, o caso se deu quando os implicados apresentavam-se como efectivos das FAA, colocados no Comando dos Extigres, e atraíam os munícipes, no sentido de aderirem ao curso público de ingresso nas FAA, pelo que cobravam 30 mil kwanzas por cada pessoa.
O SIC/Malanje, após tomar conhecimento da ocorrência, desencadeou acções investigativas que culminaram com a detenção, em flagrante delito, dos implicados. Procederam ainda à apreensão de uma arma de fogo do tipo caçadeira e falsos passes da FAA em nome dos acusados, bem como 50 fichas de inscrição. face ao ilícito penal, os suspeitos foram encaminhados ao Ministério Público para os trâmites que se impõem.