Dois cidadãos estrangeiros foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, por tráfico de drogas, revelou, ontem, o oficial de investigação Manuel Halaiwa.
O porta-voz do SIC disse que se trata de um cidadão brasileiro, de 41 anos, e uma sul-africana, de 45 anos, apresentados à imprensa, que transportavam droga do tipo cocaína, dissimulada em 110 cápsulas no estômago, nos tubos da pega de duas malas, assim como em cinco jogos de lençóis. Segundo Manuel Halaiwa, os dois cidadãos foram detidos em momentos distintos.
A detenção do cidadão brasileiro aconteceu durante o desembarque de passageiros, no voo da TAP, de Lisboa (Portugal). Já a sul-africana foi no desembarque da companhia aérea TAAG, em trânsito, proveniente de São Paulo (Brasil).
O oficial do SIC disse anunciou que procederam à apreensão no total 7, 792 Kg de cocaína. Os detidos serão presentes ao ministério público e ao juiz de garantias, para aplicação das medidas de coação, segundo a Angop.
Na mesma ocasião, foram apresentados quatro angolanos e dois cidadãos nigerianos, por suposto envolvimento no crime de tráfico de drogas. Os implicados, disse, estavam envolvidos na venda de estupefacientes nas imediações dos correios, no bairro do Golfo, e exerciam actividade comercial de venda de peças de automóveis no bairro popular.