O Serviço de Investigação Criminal deteve, no município do Cazenga, um cidadão de 27 anos de idade, acusado do crime de ameaças, difamação, injúria, calúnia, extorsão/chantagem, em que foi vitima uma cidadã nacional de 20 anos de idade. A detenção do implicado deveu- se ao facto de este ter criado um perfil falso na rede social “Facebook”, alegando ser técnico de saúde corporal e esteticista.
Desta feita, a vítima, na condição de cliente, solicitou os seus serviços. Após ter mantido o primeiro encontro com o acusado, nas imediações do bairro Hoji-ya-Henda, receitou-lhe alguns fármacos, vitaminas para massa corporal, cobrando o valor de AKz 6.000,00. Passados alguns dias, a mesma não notou os resultados desejados e contactou novamente o acusado, tendo este programado uma sessão de massagem corporal, supostamente para aumentar os quadris ou nádegas da ofendida.
A massagem seria feita numa hospedaria paga por ele, e de forma ingénua, a lesada foi obrigada a ficar sem as roupas e o implicado, de forma secreta, filmou com o seu telemóvel as partes íntimas da cidadã. O acusado, passado alguns dias, com um perfil falso, fazendo-se passar por uma mulher, começou a chantagear a ofendida, exigindo valores monetários ou envolvimento sexual e caso esta não cedesse, seriam divulgadas todas suas fotografias e vídeos nas redes sociais. Denunciado, no seguimento das investigações levada acabo pelo SIC, foi possível localizar e deter o indivíduo, bem como apreender o telemóvel contendo os ficheiros usados para chantagear a ofendida.