Um grupo de nove elementos, dos 22 que vandalizaram o mini mercado Arreiou, no bairro Dangereux, em Luanda, foi detido e apresentado ontem, 20 de Dezembro, pelo SIC, acusados dos crimes de roubo qualificado e associação criminosa
A detenção surge na sequência de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, em que o grupo de 22 elementos invade uma das lojas do mini- mercado Arreiou, no bairro Dangereux, em Luanda, e dela retiram vários bens alimentares e não só.
O facto aconteceu no dia 12 de Dezembro do corrente ano, no período da tarde, e a forma como os jovens agiram denunciou logo tratar-se de um saque, o que fez com que os operacionais da Direcção de Investigação e Ilícitos Penais encetassem várias diligências e aferissem tratar-se de uma acção de marginais.
“Percebeu-se que o acto foi previamente arquitectado por um dos envolvidos (em fuga), que se manteve na liderança, motivando os comparsas a apossarem-se de meios como facas de cozinha, paus e cacos de garrafa para a prossecução do crime”, contou Fernando Carvalho, porta-voz do SIC-Luanda. Saíram numa composição de 22 elementos de um local próximo ao mini mercado, denominado Placa 300, e dirigiram-se ao local onde protagonizaram a vandalização, levando consigo bens alimentares diversos e uma soma de 91.000 Kz, prejudicando o estabelecimento comercial num valor avaliado em 400.000 Kz.
A investigação permitiu que fossem detidos nove dos jovens envolvidos, mas o porta-voz disse que seguem diligências no sentido de se trazer aos autos os outros elementos prófugos. E, em outra medida, os já detidos foram presentes aos órgãos e entidades competentes para a legalização da prisão. Os detidos foram apresentados ontem, 20 de Dezembro, no Comando Provincial da Luanda da Polícia Nacional, e têm idades compreendidas entre os 17 e 20 anos, acusado dos crimes de associação criminosa e roubo qualificado de bens alimentares e valores monetários.
No prosseguimento das acções do SIC, foi possível apreender alguns bens encontrados em posse destes, como duas garrafas de bebida (uma de Amarula e outra de Moscano Pink) e uma t-shirt de cor branca com listras verdes, bem como 21 embrulhos de papel com canábis sativa (liamba). “O SIC-Luanda alerta a juventude a não pautar por atitudes que ponham em causa a estabilidade e o bem-estar da nossa sociedade, pelo que este órgão tudo fará para que estes sintam a mão pesada da lei”, sustentou, para finalizar, o porta- voz Fernando Carvalho.