O Serviço de Investigação Criminal na Província do Zaire efectuou a destruição de mais de mil plantas de estupefaciente, vulgo liamba, encontradas num campo de produção agrícola, segundo a direcção de comunicação e imprensa do MININT.
Tudo aconteceu na comuna do Luvo, município de M’Banza Kongo, localizado a 70 km da comuna sede, que, segundo uma denúncia, dentro de um campo de produção agrícola, existia mais de mil plantas de estupefaciente, vulgo liamba.
Os operacionais do departamento de combate ao narcotráfico prontamente procederam à destruição das respectivas plantas, todavia, diligências policiais prosseguem para a localização do proprietário do campo de produção agrícola e a responsabilização que se impõe, nos termos da lei.
A informação foi avançada nesta quarta-feira, 31 de Julho do corrente ano, durante o balanço da micro operação, levada a cabo pelos efectivos deste órgão.
De igual modo, no mesmo período, um cidadão nacional de 32 anos de idade foi detido, acusado do crime de contrabando de produtos petrolíferos, porque estava a conduzir uma viatura cisterna de marca Volvo, cor branca, transportando 35 mil litros de combustível de tipo gasóleo.
“Apresentou documentos forjados, ludibriando as autoridades, alegando que o combustível tinha como destino o município do Soyo.
Diligências feitas, foi confirmado que não se tratava de um produto com destino à refinaria de petróleo do Soyo, mas, sim, era para contrabandear no país vizinho.
Diante dos factos, o visado foi detido e apreendido o referido combustível”, rematou o porta-voz do MININT-Zaire, Sérgio Afonso.